Follow juliotec2010 on Twitter

A todos os amigos que colaboram com suas visitas, e com suas críticas e sugestões, meu muito obrigado!!!

Julio-tec.


Este Blog usa cookies para oferecer os serviços de publicidades e analise de trafego.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Justiça manda LG substituir televisores de LCD a poucos dias da Copa
Aparelhos têm defeito de fabricação e empresa não impediu distribuição


Processo diz que TVs LCD da LG apresentavam problemas na fonte e no capacitor
A 16 dias da Copa do Mundo, a Justiça do Rio de Janeiro determinou, por meio de liminar (decisão provisória) que a fabricante de eletroeletrônicos LG substitua os televisores modelo LCD Time Machine que apresentem problemas ou então que devolva aos consumidores o dinheiro, devidamente corrigido, pago pelos aparelhos.
Segundo o processo, a empresa manteve a venda desses produtos mesmo sabendo do defeito de fabricação, que afetava principalmente a fonte e o capacitor das TVs e era imperceptível aos olhos dos consumidores, além de cobrar pelo conserto.
Para a juíza Márcia Cunha, titular da 2ª Vara Empresarial da capital, a empresa não tomou providências para substituir as Tvs.
- A ré não tomou qualquer providência para substituir ou reparar os aparelhos com defeito, e ainda cobra pelo conserto valores na casa das centenas de reais, conforme comprovam as dezenas de reclamações de consumidores documentadas no inquérito civil em anexo.
Segundo a magistrada, que aceitou pedido liminar do Ministério Público, autor da ação, a LG não cumpriu com as responsabilidades estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor ao inserir, no mercado, produto com vício.
- A ré mantém à venda produto que sabe ter defeito de fabricação, defeito invisível para o consumidor, que adquire o produto sem o saber, o que, por si só, já o coloca em grande desvantagem. Além disso, ao apresentar o defeito, o consumidor não conta com o cumprimento dos deveres da ré e é obrigado a arcar com pagamento de elevado valor para conserto do aparelho. Em caso de descumprimento da medida, será aplicada multa diária no valor de R$ 50 mil. Em nota, a empresa disse que não vai se posicionar sobre o assunto "pois não foi formalmente citada na ação mencionada".

Veja como escolher a TV para assistir à Copa do Mundo em alta definição
Entenda as diferenças entre LCD, LED, OLED e plasma


As caras telas de OLED estão sendo estudadas há pelo menos dois anos, mas ainda precisam ser aperfeiçoadas
Assistir à Copa do Mundo em alta definição é um bom motivo para trocar de televisor, mas é preciso cuidado na hora de escolher o modelo. Quando o plasma e o LCD passaram a disputar a preferência do telespectador, as diferenças entre as duas eram mais claras. O plasma era mais caro porque só estava disponível em aparelhos maiores e era apontado como desvantajoso porque exigia um consumo maior de energia elétrica.
Atualmente, as empresas recorrem à tecnologia para minimizar essas diferenças, mas nem por isso os dois tipos de aparelho são quase iguais porque têm características técnicas distintas. O professor Eduardo Antônio Barros da Silva, da Escola Politécnica e da COPPE-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de pós-graduação e pesquisa em engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), diz que não é possível definir um tipo de aparelho para cada atividade, como jogar videogame, assistir a uma partida de futebol ou ver filmes. - O mais importante é entender cada uma das tecnologias e escolher a mais adequada para o perfil de cada um. Se a TV for usada em um ambiente grande e espaçoso, o plasma é uma boa opção para telas maiores de 50 polegadas. Já o LED é para quem quer cores vibrantes e está disposto a pagar mais por isso. O consumo de energia elétrica no LED é menor, fazendo com que o aparelho esquente menos, mas isso não se reflete de maneira significativa na conta de energia elétrica.
Conheça um pouco sobre cada tecnologia: LCD (liquid crystal display, ou tela de cristal líquido, em português)A tela de LCD tem uma lâmpada ao fundo do monitor com uma luz branca direcionada a uma fina camada de gel chamado de cristal líquido. Essa telinha tem minúsculos buracos que deixam a luz ultrapassar ou a bloqueiam formando a imagem.
Esse tipo de aparelho gera imagens com mais brilho, mas menor contraste entre o preto e outras cores. Isso porque a luz branca pode vazar um pouco quando se tem cenas que misturam a cor preta e outras. Então, o preto da imagem fica com um pequeno rastro na tela.
O LCD é indicado para ambientes claros e não muito grandes. Plasma O plasma não tem a lâmpada branca no fundo do monitor. A imagem é formada na tela a partir de cada pequeno quadrado de luz, como se o aparelho tivesse uma camada com milhares de minilâmpadas vermelhas, verdes e azuis. A combinação dessas cores forma outras e gera a imagem final na tela.
Tem cores mais vivas porque o contraste entre o preto e as demais cores é maior.
Mais adequado aos ambientes espaçosos e com pouca luminosidade. LED (light emiting diode, ou diodo emissor de luz, em português)O LED é considerado uma evolução do LCD porque não tem a luz branca, única, ao fundo, mas tem um conjunto de microlâmpadas agrupado no fundo do aparelho iluminando uma camada transparente com aberturas que dissipam a luz, como no LCD, mas como não tem uma grande lâmpada, economiza energia elétrica e melhora a definição das cores.
TVs de LED são bem mais caras que as LCD e muito mais finas.
Há ainda os modelos de OLED, que são ainda mais caros e se baseiam em uma tecnologia a partir de polímeros orgânicos que emitem luz própria, assim como o vaga-lume, que serviu foi estudado para gerar essa tecnologia.
As telas OLED ainda não estão disponíveis em grandes tamanhos. A TV de OLED tem melhor ângulo de visão que outros tipos, tela ultrafina e baixíssimo consumo de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário