Escrito por Leandro Eiró | 13 Julho 2011
A GM mostrou pela primeira vez o conceito EN-V (Electric Networked Vehicle) em movimento.
O modelo possui um formato de bolha, um controle de videogame no lugar do volante e apenas duas rodas. Mas o grande barato da novidade futurista da marca americana é o sistema formado por câmeras, sensores, e GPS, que proporciona ao EN-V locomover-se sozinho, permitindo que o motorista/passageiro possa dormir ou trabalhar durante a viagem, por exemplo.
O EN-V atinge 40 km/h e representa a proposta futurista urbana da marca. Os sensores giroscópicos são inspirados nos Segways, veículos motorizados de duas rodas usados por agentes em shoppings e guardas de rua nos EUA.
Esses sensores são capazes de detectar outros veículos e obstáculos ao seu redor, e o uso do piloto automático só é possível caso os demais veículos do ambiente também estejam usando a tecnologia. Isso será possível em breve, pois outras montadoras, como a Ford, BMW e Volkswagen, estão desenvolvendo a tecnologia que convencionou chamar de "v-to-v", que significa comunicação entre veículos.
Brown informou que por enquanto não há planos concretos de se comercializar a tecnologia, mas sua popularidade faria com que tais veículos custassem um quinto do preço dos carros convencionais.
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