Cientistas anunciaram, nesta quinta, a descoberta de dois anticorpos capazes de bloquear, em laboratório, a maioria das variedades conhecidas do vírus HIV. Isso abriria o caminho para uma vacina eficaz contra a Aids - doença responsável por quase 30 milhões de mortes em todo o mundo.
Até hoje, 25 anos depois da identificação do HIV, a busca por uma vacina contra a infecção continua infrutífera. Mas esses dois antígenos, batizados de VRCO1 e VRCO2, impedem a infecção de células humanas em mais de 90% das variedades do HIV em circulação, segundo os cientistas.
Avanço animador
- A descoberta desses antígenos e a análise que explica como eles operam são avanços animadores para se descobrir uma vacina capaz de proteger de forma ampla contra o vírus da Aids - disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional Americano de Alergias e Doenças Infecciosas.
Depois da descoberta anunciada, os cientistas começaram a desenvolver uma vacina que pode ensinar ao sistema imunológico humano a produzir grandes quantidades de anticorpos similares aos antígenos VRC01 e VRC02.
Encontrar anticorpos capazes de neutralizar variedades do HIV em todo o mundo foi, até agora, difícil porque o vírus muda constantemente.
Matéria retirada do site: extra online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário